Comercial da Pepsi para a Copa 2010 « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais
Rss Feed
Tweeter button
Linkedin button
Flickr button
Newsvine button
Youtube button
 

Comercial da Pepsi para a Copa 2010

pepsi

Como não podia ser diferente, devido à qualidade e ao apelo emocional da peça, o comercial da Pepsi Max para a Copa do Mundo cai na internet e figura-se como um dos virais do momento.

Como sempre, a Pepsi tenta estar presente de alguma forma na Copa do Mundo sem realmente patrocinar oficialmente o evento como sua rival Coca-Cola. Para isso manteve a idéia de mostrar ícones do futebol atual sendo desafiados pela cultura local, na qual esta sempre leva a melhor, claro. O vídeo, que contou com uma talentosa produção, teve a participação dos jogadores Lionel Messi, Thierry Henry, Frank Lampard, Andrei Arshavin, Didier Drogba e Kaká, ao som de “Oh Africa” do cantor americano Akon.

Esse comercial faz parte de um momento histórico para as campanhas de marketing da Pepsi. Pela primeira vez em 23 anos a empresa de refrigerantes deixa de anunciar no intervalo comercial de maior audiência dos Estados Unidos, o do Super Bowl, e divulga que esse ano um terço do seu orçamento de marketing será aplicado em mídias sociais.

Trata-se da campanha “Refresh Everything” focada no marketing de causa, na qual, através de uma plataforma integrada ao Facebook, as pessoas poderão baixar um kit de submissão pelo qual elas proporão ações sociais que serão custeadas pela pepsi mediante votação pública (como um site de social bookmarking). Ou seja, você propõe, as pessoas votam e a pepsi realiza, tornando o mundo (ou seria os EUA?) um lugar melhor, como mostra o vídeo da campanha:

Claro que isso não é novidade nenhuma, mas quando uma empresa do porte da Pepsi prefere gastar dinheiro com estratégias em redes sociais em detrimento dos mais famosos, caros e tradicionais espaços publicitários norte-americanos, é mais uma evidência irrefutável de que o mercado está sofrendo mudanças drásticas em termos de consumo de mídia e consequentemente de investimento em tais mídias.

Related Posts with Thumbnails
  • email
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • Technorati
  • Tumblr
  • Yahoo! Bookmarks
  • Reddit
  • MySpace
 

Tags: ,

Comentários

Nenhum comentário até agora.

  • Deixe seu comentário
     
    Your gravatar
    Seu nome