Marketing Viral e os Laços Fracos « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais
Rss Feed
Tweeter button
Linkedin button
Flickr button
Newsvine button
Youtube button
 

Marketing Viral e os Laços Fracos

Networking

Quando falamos em redes sociais em um sentido mais aprofundado e teórico, invariavelmente passamos pela questão fundamental dos laços sociais que mantem a integridade da rede; cada um desses laços possui uma força diferente, podendo ser mais fortes ou mais fracos dentro de uma escala gradativa. Quando partimos para a questão do Marketing Viral, onde as redes e seus laços sociais possuem um valor central, tende-se a dar mais importância aos laços mais fortes em detrimento dos laços mais fracos. Contudo, o sociólogo americano Mark Granovetter, criador do conceito de laços sociais, defende o contrário em seu artigo The Stenght of Weak Ties (disponível na internet).

Segundo Granovetter, os laços sociais são classificados em fortes e fracos. Para ele, laços fortes são aqueles que se caracterizam pela intimidade, pela proximidade e pela intencionalidade em criar e manter uma conexão entre duas pessoas. Já os laços fracos, por outro lado, caracterizam-se por relações esparsas, que não traduzem proximidade e intimidade. Laços fortes constituem-se em vias mais amplas e concretas para as trocas sociais, enquanto os fracos possuem trocas mais difusas.

Nesse mesmo artigo, o sociólogo analisa dados e conclui que quando um mesmo nó possui laços fortes com outros dois ou mais, estes últimos têm grandes chances de terem ou de virem a ter laços fortes entre si, o que geralmente não acontece com laços fracos.

Por essa razão, ao contrário do que pode parecer, os laços fracos são mais importantes que os laços fortes para o Marketing Viral, porque, segundo Granovetter, os laços fortes tendem a formar clusters (aglomerados de conectores) e manter a informação circulando apenas internamente. Já os laços fracos se encarregarão de conectar esses clusters permitindo que a informação alcance outros grupos localizados em regiões mais distantes do grafo (representação gráfica de uma rede social).

Related Posts with Thumbnails
  • email
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • Technorati
  • Tumblr
  • Yahoo! Bookmarks
  • Reddit
  • MySpace
 

Tags: , ,

Comentários

Nenhum comentário até agora.

  • Deixe seu comentário
     
    Your gravatar
    Seu nome