Definição e tipos de sistemas de Realidade Aumentada
O que é Realidade Aumentada (RA)?
De acordo com a definição de Bimber e Raskar, no livro Spatial Augmented Reality (2005), em contraste com os ambientes de Realidade Virtual (RV), na Realidade Aumentada o ambiente físico não é totalmente suprimido. Os mecanismos de Realidade Aumentada funcionam por meio do que Lúcia Santaella denomina de uma ‘hibridização dos espaços físicos de circulação e os espaços eletrônicos de informação’. Ou seja, há uma sobreposição de elementos digitais (animações, vídeos, imagens, textos etc.), gerados por computador, em um ambiente físico, proporcionando uma experiência – em tempo real – de um espaço híbrido (intersticial). Hoje, é notável o uso de sistemas de Realidade Aumentada nos mais diversos segmentos da sociedade, tais como: medicina, publicidade, educação, comunicação, entre outros (Kirner e Tori, 2004).
Tipos de Sistemas de RA
Segundo Kirner e Zurzal (2005), é possível classificar a Realidade Aumentada em quatro modelos:
Sistema de visão ótica direta: Esse sistema funciona através de óculos e/ou capacetes com lentes que permitem o recebimento direto de projeções virtuais ajustadas com o ambiente físico.
Sistema de visão direta por vídeo: O sistema de visão direta por vídeo utiliza capacetes com microcâmeras de vídeo acopladas. O ambiente, capturado pela microcâmera, é misturado com os elementos virtuais gerados por computador e apresentadas diretamente nos olhos do usuário, através de pequenos monitores montados no capacete.
Sistema de visão por vídeo baseado em monitor: O sistema de visão por vídeo baseado em monitor utiliza uma webcam para capturar o ambiente. Depois de capturado, a cena real é misturada com os objetos virtuais gerados por computador e apresentada no monitor. O ponto de vista do usuário normalmente é fixo e depende do posicionamento da webcam.
Sistema de visão ótica por projeção: O sistema de visão ótica por projeção utiliza superfícies do ambiente real, onde são projetadas imagens dos objetos virtuais, cujo conjunto é apresentado ao usuário que o visualiza sem a necessidade de nenhum equipamento auxiliar. Embora interessante, esse sistema é muito restrito às condições do espaço real, em função da necessidade de superfícies de projeção.
Fonte: www.realidadeaumentada.com.br

Tags: augmented reality, digital, interatividade, Realidade Aumentada, Tecnologia
Comentários
Nenhum comentário até agora.