Publicidade na Internet cresce em relação aos outros meios « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais

Publicidade na Internet cresce em relação aos outros meios

publicidade_comofoi-comoeh

Atualmente, os gastos com publicidade digital vem superando os meios de comunicação tradicionais. Segundo dados da Veronis Suhler Stevenson (VSS), divulgado pelo Financial Times, prevê que anúncios online vão crescer 21%, totalizando 62 bilhões de dólares em 2011. Desta forma, o setor será maior do que o de mídia em jornais, previsto para movimentar 60 bilhões de dólares naquele ano.

No ano de 2009, a internet se transformou na terceira maior mídia em receita publicitária, passando, pela primeira vez, o segmento de revistas. Dos mais de US$ 440 bilhões gastos em propaganda no mundo, US$ 55,4 bilhões (12,6%) foram para a internet, segundo levantamento da consultoria ZenithOptimedia, do grupo Publicis.

Outro levantamento feito pela PricewaterhouseCoopers e da Internet Advertising Bureau (IAB), divulgado pelo Wall Street Journal, aferiu que, no primeiro semestre de 2009, o crescimento do comércio publicitário na rede mundial de computadores no Reino Unido foi de 4,6%, chegando à marca de 1,75 bilhão de libras e já o segmento da televisão demonstrou queda. A publicidade em TV caiu 16,1%, passando para 1,64 bilhão de libras. “O Reino Unido é o primeiro grande mercado em que o online ultrapassou a televisão e transformou-se no maior meio” afirmou Guy Phillipson, diretor executivo do IAB.

No Brasil, a publicidade na internet também está crescendo em ritmo acerelado, porém outro dado importante revelado é em relação à credibilidade. Um estudo feito pelo Instituto Vox Populi revelou que a Internet e o Rádio são os meios que passam maior credibilidade entre os brasileiros. Na seqüência da pesquisa aparecem televisão, jornal, revista e redes sociais. A pesquisa entrevistou 2.500 pessoas que deveriam dar uma nota para os meios com credibilidade em uma escala de 1 a 10, o rádio conquistou a maior nota (8,21), a internet em seguida (8,20), depois a TV (8,12), jornal (7,99), revista (7,79) e redes sociais (7,74).