A febre do 3D « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais

A febre do 3D

Televisão especial para imagem em 3D

A “nova” onda que, mais recentemente, ganhou espaço agora se apresenta de forma ainda maior. A tecnologoa 3D chega a fotos, video games e, até mesmo, à propaganda. No prazo de, no máximo dois anos as imagens 3D chegariam não somente às nossas telas de TV, mas seriamos possibilitados de produzi-las nós mesmos.

Finepix Real 3D

A exemplo da nova maquina da fujifilm que é capaz dar volume às fotos por possuir duas lentes (essa maquina tira fotos tanto em 3D como em 2D). Essas fotos também podem ser visualisadas sem óculos especiais com ajuda de outro lançamento da fujifilm, um porta retrato cuja tela reproduz por si só o efeito 3D. Todavia, essas inovações não se limitam por aí. A Zeiss desenvolveu um par de óculos que podem ser adaptados a iphone ou playstation 3 ou ipods e as imagens vem diretamente das lentes para os seus olhos. A tecnologia 3D para jogos também de desenvolveu bastante. Com ajuda de uma tela especial e de óculos próprios, mais de 350 jogos foram adaptados pela Nvidia para que possam ser experimentados em 3D.

Isabeli Fontana, para Ellus

Isabeli Fontana, para Vogue

Recentemente, marcas como Ellus e a revista Vogue mexicana se aventuraram a fazer ensaios em 3D  para os seus lançamentos. O fotógrafo Jacques Dequeker foi o responsavel por ambos os ensaios. A tecnologia 3D foi além e agora se aproxima do mercado publicitário. Algumas empresas como a Tridelity que se utiliza de televisões específicas para imagens em 3D e, nelas, a imagem é visualizada a olho nu. Outro exemplo de publicidade em 3D é o video abaixo, exibido no intervalo do superbowl, no Estados Unidos, cujos anunciantes são a Intel, a Dreamworks e a Sobe.