Publicidade via games no Facebook « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais
Rss Feed
Tweeter button
Linkedin button
Flickr button
Newsvine button
Youtube button
 

Publicidade via games no Facebook

Quem nunca ouviu falar daqueles aplicativos em redes sociais como Colheita Feliz (Orkut), Farmville (Facebook)? Pois então, por trás de uma aparência frívola e infantil, existe uma elaborada estratégia de marketing muito bem utilizada. Enquanto você está entretido no seu jogo, a marca patrocinadora aparece por diversas vezes como parte integrante da diversão.

farmville2

Há pouco tempo atrás, os usuários do Farmville foram surpreendidos por um presente do jogo em suas “fazendinhas”. Todos os jogadores foram agraciados com uma semente para uma árvore especial. Uma arvore de mini-bis. Sim… uma árvore cujos frutos eram o chocolate bis. Após o tempo de desenvolvimento da árvore (determinado pelo jogo) cada jogador poderia colher e vender esses frutos (que eram bastante lucrativos para o usuário).

bola

Todavia essa publicidade não precisa ser tão sutil. Num outro aplicativo do Facebook, a Bola (um jogo onde o usuário cria seu próprio time de futebol e joga partidas para desenvolvê-lo), no processo de criação do time, o jogador deve escolher um patrocinador e estes patrocinadores se tratam de marcas reais como Fox, Coca Cola, Allianz, Vivo e National Geographic.

No caso desse aplicativo, Bola, o patrocinio aparece de todas as formas, como no futebol de verdade, nas imediações do “clube” e também na camisa dos jogadores dando bastante visibilidade à marca.

bola2

Related Posts with Thumbnails
  • email
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • Technorati
  • Tumblr
  • Yahoo! Bookmarks
  • Reddit
  • MySpace
 

Comentários

Nenhum comentário até agora.

  • Deixe seu comentário
     
    Your gravatar
    Seu nome