Fiat Mio – 15 Meses de Engajamento Online « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais
Rss Feed
Tweeter button
Linkedin button
Flickr button
Newsvine button
Youtube button
 

Fiat Mio – 15 Meses de Engajamento Online

Site inicial.

Site inicial.

Iniciado no dia 03 de agosto de 2009, o projeto que se propunha a construir um carro colaborativo da Fiat teria mais 15 meses de desenvolvimento até alcançar seu objetivo final: apresentar o modelo pronto no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2010. O desafio de manter durante tanto tempo no ar uma ação colaborativa, sem perder o foco e mantendo o usuário engajado foi alcançado pela Fiat através de um desenvolvimento sistemático. Agir em interação com o usuário não é novidade. O pioneirismo desta idéia parte do motivador desta ação (a construção de um carro), até a adoção da ideologia totalmente aberta do creative commons. Fiat Concept Car III (FCCIII), ou Fiat Mio, nome dado ao carro conceito, apresenta uma nova forma de pensar a concepção de um produto.

A apresentação do projeto funcionou sempre interligando o site às mídias e redes sociais. Sua estrutura inicialmente era simples, para que as pessoas pudessem se cadastrar e postar ali as suas idéias. Cada idéia postada era comentada por outros participantes e ponderada pela equipe de profissionais da Fiat. Na segunda etapa, a de execução das idéias, foi criado o blog, funcionando como um making off da produção, atualizando o público sobre a execução das idéias enviadas, além de apresentar a equipe de engenheiros e outros profissionais envolvidos no projeto. A cada etapa, o post convidava o usuário a opinar sobre o que achou.

Foi incorporado ao site o perfil dos colaboradores, com nome, foto, um pequeno texto de apresentação, link para as redes sociais deste usuário, além todas as idéias enviadas por ele. Essa ferramenta, além de potencialmente criar aproximação entre os colaboradores, que saem do ambiente da Fiat pra discutir idéias em suas páginas pessoais, os motiva a opinar e deixar cada vez mais idéias, para subir posições no ranking e ganhar capital social.

Site hoje.

Site hoje.

Ao longo da ação, o site incorporou à sua estrutura outras linguagens (inglês e espanhol), notada a repercussão estrangeira que ganhou o projeto. Além de uma seção chamada “Inspirações”, que atualizava o usuário sobre o que estava acontecendo ao redor do mundo em tecnologia para automóveis, assim como outras discussões relevantes para o projeto, demonstrando que eles estão antenados com o que está acontecendo no mercado. Acrescentaram também a sessão “Tudo o que rola no Fiat Mio.cc”, apresentando o que já está pronto do carro e “boas idéias” que não foram utilizadas. A Fiat disponibiliza também no site atualizações sobre a quantidade de pessoas cadastradas, de visitantes únicos, de idéias enviadas e de comentários postados.

Há ainda perfil do projeto no twitter, no Facebook, postagens no canal da Fiat no YouTube e envio de e-mails para os participantes cadastrados, interfaces que unidas garantiram uma ação eficaz, que chega ao seu fim com mais de 17 mil participantes cadastrados, mais de 10 mil idéias enviadas e grande repercussão na mídia. Além é claro, do modelo quase pronto, apontando inquestionavelmente os anseios e preferências do usuário. O modelo produzido ainda figura numa idéia conceitual, entretanto, qualquer pessoa/empresa pode começar a pensar em formas de se aproximar do quer o consumidor.

Related Posts with Thumbnails
  • email
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • Technorati
  • Tumblr
  • Yahoo! Bookmarks
  • Reddit
  • MySpace
 

Tags: , , , , , , , ,

Comentários

Nenhum comentário até agora.

  • Deixe seu comentário
     
    Your gravatar
    Seu nome