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Campanhas Online

O marketing político sempre foi muito presente em época de eleições. Quaisquer que sejam os meios, existem publicitários tentando persuadir o eleitor. A rede não poderia ficar de fora dessa. Hoje, a internet é vista como um ambiente de comunicaçâo capaz de contribuir para o fortalecimento das práticas e relações políticas e de oferecer novas oportunidades, seja como forma de fuga aos meios de comunicação massivos ou constituindo novas relações entre o Estado e a esfera civíl. São quatro os principais pontos a serem discutidos quando se fala em campanhas online: informação política,  paridade de disputa,  interatividade e  mobilização/engajamento.

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A informação política não mediada pela comunicação de massa é o que permite a diversificação no tipo de informação tratada, além do potencial de difusão viral dos conteúdos de campanha. Isso significa que há uma disseminação mais efetiva da informação, potencializando o alcance e ampliando a visibilidade pública. Já falando em paridade de disputa, sabemos que um dos grandes problemas das campanhas políticas é a assimetria na visibilidade pública. Nem todos possuem os mesmos recursos para um excelente marketing político, mas as campanhas online entram como um fator de correção. Hoje, a internet possibilita que candidatos e partidos que não possuem muitas ferramentas possam compartilhar informações e conteúdos, utilizando-a como espaço de campanha.

Outro ponto que merece atenção é o fato de a internet se formatar hoje como um poderoso instrumento de procedimentos participativos. A interatividade é o que se resulta do estabelecimento da comunicação entre os atores políticos e os cidadãos, mais uma das boas coisas que as campanhas online trazem. Com a interatividade, o cidadão é levado para dentro do processo político e influencia em questões públicas, diminuindo, inclusive, o descrédito em atores e instituições políticas. Já a mobilização é o processo pelos quais partidos e candidatos induzem outras pessoas a participar políticamente para ganhar eleições, aprovar orçamentos, modificar leis, dentre outros. Ao longo do tempo, as camanhas online foram se tornando uma ferramenta única para a criação de mecanismos de envolvimento e mobilização dos cidadãos.

O que se sabe é que esse novo “meio de se fazer campanha” está em constante crescimento. Não só na política, como em outras áreas, o marketing na internet está virando algo não só importante e benéfico (na maioria das vezes) mas necessário. Com grande uso em 2010, espera-se que seus efeitos sejam ainda maiores nas próximas eleições e que as campanhas online sejam utilzadas da melhor forma possível.

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