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Métricas e Mídias Sociais

Métrica é um sistema de mensuração. Uma medida que quantifica características ou tendências e que é usada para explicar fenômenos, fazer diagnósticos ou projetar resultados futuros. Nas redes sociais, as métricas podem ser muito úteis não só como descobertas de inclinações ou credibilidade como para avaliar investimentos, retorno e demonstrar valor de impacto.

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Normalmente, métricas são divididas em três tipos: visibilidade, influência e engajamento. Medidas que servem como base de comparação com outras mídias tradicionais são métricas de visibilidade. Visualizações de páginas, quantidade de grupos, tempo de visita, fontes de tráfego, dentre outros, são exemplos desse primeiro tipo. Já a influência se classifica como uma medida que mostra o potencial de propagação no meio social e a reputação do autor da mensagem. Pode-se dividir em tópicos como: membros, conexões e rankings.  Medidas de engajamento são aquelas que quantificam a participação nos meios sociais, em atividades que geralmente não tem paralelo em mídias tradicionais. Elas são medidas através de frequência de publicação, favoritos, membros ativos, comentários, menções e muitos outros.

De uma forma ou de outa, sabemos que, ao monitorar uma mídia social, deve-se estar atento aos seguintes pontos: engajamento, influência, alcance e adequação. Para exemplificar, digamos que, hipoteticamente, estamos monitorando o twitter. Em alcance, podemos estudar o aumento do número de seguidores. No tópico influência, vamos analisar número e qualidade de listas no twitter. Para medir o engajamento, devemos observar os participantes ativos e os tópicos. Já em adequação, estudamos o índice de valor de sentimento, o que permite que o valor das menções a uma marca possa ser comparado.

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Existem algumas ferramentas para o uso das métricas. As principais são os softwares de monitoramento e análise, como o scup, mas são necessários também programas de arquivamento de informações (como exel), softwares de rastreamento e análise (web analytics) e mecanismos de busca geral. Quando tudo é coletado, deve-se cruzar os dados quantitativos com o qualitativos para fazer uma análise.

Parece complexo mas na verdade não é. Isso tudo se resume ao monitoramento de mídias sociais, o que vem se tornando cada vez mais necessário hoje em dia. Com o crescimento das redes sociais, empresas e grandes marcas sentem a necessidade de se inserir cada vez mais no meio digital, e análises frequentes de imagem e impacto são de extrema importância.

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Leia mais em: http://www.slideshare.net/interney/mtricas-em-mdias-sociais e http://papercliq.com.br/blog/metricas-para-midias-sociais-no-marketing-politico/
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