Mobile: Panorama Atual « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais
Rss Feed
Tweeter button
Linkedin button
Flickr button
Newsvine button
Youtube button
 

Mobile: Panorama Atual

No ano passado, o mundo alcançou o número de 5,1 bilhões de celulares. Atualmente, a liderança mundial em aparelhos de telefonia móvel é chinesa, com 883 milhões. Já na América Latina, o topo do ranking é brasileiro. Em dezembro de 2010, o país atingiu a marca de 202.944.033 milhões de celulares – o que corresponde a uma densidade média de 1,047 celular por habitante – e, neste ano, a perspectiva de crescimento do mercado gira em torno de 13%.

O Brasil é o país onde mais se compram celulares no mundo, revelou o site MobilePedia (www.mobilepedia.com.br). Uma pesquisa mostrou que aproximadamente 55% dos brasileiros adquiriram ao menos um aparelho, em 2010. Ao todo, foram cerca de 29 milhões de vendas de celulares ao longo do ano passado – só em dezembro, 5,4 milhões. Outro dado interessante é que dos mais de 202 milhões de aparelhos, cerca de 93 milhões encontram-se na região Sudeste, 47 milhões na Nordeste, 30 na Sul, 17 na Centro-Oeste e apenas 14 milhões na região Norte. Do total, 82,34% são pré-pagos, contra somente, 17,66% de pós-pagos. Por região, o Sul lidera o número de aparelhos pós-pagos, 21,85% e, a região Norte, possui o maior índice de celulares pré-pagos, 90,49%.

Tecnologia 3G

O mercado de celulares 3G encontra-se cada vez mais impulsionado. Segundo a Strategy Analytics (www.strategyanalytics.com), as vendas globais de smartphones, em 2010, chegaram a 293 milhões de aparelhos, 94% a mais que em 2009. De acordo com a Juniper Research (juniperresearch.com), as adições de smartphones mais simples devem chegar a 185 milhões, em 2015.

No Brasil o consumo de smartphones aquece o mercado. Segundo o site MobilePedia, a Internet móvel, no país, chegou a 21 milhões de aparelhos, o que representa 11% do total local e 60% de todos os celulares 3G da América Latina – que são 36 milhões. Estima-se que ao final de 2011, o Brasil deverá ter cerca de 32 milhões de assinaturas 3G e, a América Latina, aproximadamente 62 milhões. De acordo com uma pesquisa realizada pela Qualcomm (www.qualcomm.com.br), até 2014, o país da Copa deverá atingir o número de 107 milhões celulares 3G.

Esses celulares mais “inteligentes” – smartphones – estão, definitivamente, tomando conta de todo o mercado mundial e nacional. Seus sistemas operacionais mais avançados – semelhantes ao dos computadores – permitem instalação de softwares e execução de alguns aplicativos até simultaneamente, entre outras características variadas. Este universo recente tem permitido novas possibilidades de publicidades mais assertivas, direcionadas e obtendo melhores resultados. As tecnologias presentes nesses aparelhos permitem uma comunicação bilateral – entre consumidor e empresa – com um custo relativamente menor e uma maior interação entre os clientes e os anúncios.

Related Posts with Thumbnails
  • email
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • Technorati
  • Tumblr
  • Yahoo! Bookmarks
  • Reddit
  • MySpace
 

Comentários

Nenhum comentário até agora.

  • Deixe seu comentário
     
    Your gravatar
    Seu nome