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Medindo Influência

A representação gráfica do nó nas redes sociais era um passatempo interessante até a internet vir e nos permitir um real mapeamento das conexões. Agora, o profissional do marketing tem a tarefa de compreender como se da o impacto ao atingir as pessoas que estão nos nós de comunicação.

Postar uma ideia brilhante para um blog que não tem leitores ou tuitar algo tão banal que não tenha retweets é inútil. A quantidade de replicações da sua mensagem, a velocidade com que isso aconteceu e como se deu a recepção são os sinais que indicam se a sua visão é popular ou desinteressante.

A replicação de uma mensagem nos informa quantas pessoas acharam que ela era digna de repetição, como ela se espalhou, com que velocidade, e qual o âmbito da sua divulgação. Essas são medidas essenciais para determinar se uma empresa está em ressonância com o público-alvo e quem dentro da organização está mais bem equipado para representá-la e influenciar pessoas dentro da mídia social. O que torna alguém dentro de uma empresa mais influente que os outros funcionários são três fatores: o tamanho do seu “público” (ou audiência), o seu grau de conectividade com eles e o poder da sua voz.

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