Mobile Marketing « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais
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Mobile Marketing

O relatório sobre Mobile Marketing é uma leitura de uma área em expansão e com um potencial fenomenal; trata-se da descrição de dois conceitos relativamente novos “Ubimedia” (1991) e “Internet das Coisas” (IdC, 1999) e da demonstração de que o uso desses conceitos, aliados a uma publicidade estrategicamente baseada nos celulares, é uma ferramenta afiada, precisa e versátil para os profissionais de marketing que almejam atingir seus clientes de forma direta e inovadora.

Internet das Coisas ou IdC (Internet of Things, IoT): Para falar sobre IdC o texto de Marcel Ayres se debruça sobre a história da internet e aponta uma de suas evoluções mais recente, a tecnologia sem fio (wireless). Essa evolução da internet  permite outras perspectivas no quesito conectividade, ao invés de estar necessáriamente em um lugar específico para realizar trocas de informações na rede o usuário pode conectar-se a ela em uma esfera  muito mais dinâmica e portátil. Parafraseando o relatório eis a síntese sobre IdC: “é uma rede de objetos interconectados, os quais poderiam possuir seu próprio endereço IP”. A Internet das Coisas demonstra a sua aplicabilidade em prestações de serviços remotas de automóveis ou de aparelhos domésticos e evoluirá a um ponto onde a sua cerveja estará embutida com uma etiqueta que, junto com a geladeira, avisará quando ela estiver pronta para ser consumida.

O relatório explica alguns aspectos fundamentais para a caracterização da IdC; o aspecto independente por operar em estruturas próprias, ou seja cada objeto conectado representa uma função específica que ao se conectar com outros objetos constroem uma rede de funções interligadas. A relação de simbiose entre sua estrutura e seus serviços, a possibilidade da comunicação objeto-objeto e a existência de redes de acesso restritas ou públicas.

A Ubimedia é um termo usado para abreviar uma noção de mídia baseada em comunicação Ubíqua. Uma mídia baseada em trocas de informações de um objeto para outro que estejam semanticamente relacionados através de hyperlinks. Isso significa que as estruturas de mídia evoluíram de objetos espacialmente isolados para uma rede de objetos conectados, os quais poderiam também conectar objetos físicos a objetos digitais. O relatório da MindTrek (2008) define Ubimedia como um “conteúdo de mídia que adquire significado ao se relacionar com outros conteúdos de mídias e ao ambiente físico”.

Estudos como os sobre IdC e Ubimedia são potenciais propulsores do Mobile Marketing, mas o crescimento do uso dos telefones celulares e smartphones  ainda são os principais fatores fortalecedores dessa mídia publicitária. Algumas das vantagens da prática do Mobile Marketing pelos seguintes aspectos exclusivos dessa mídia: é pessoal, identificável individualmente, localizável, está quase sempre ligada. O relatório pontua também a diversidade dos seus recursos e exemplifica com gráficos a boa aceitação de publicidade específica nessa mídia.

O relatório se conclui com uma análise do uso de tecnologias móveis no Brasil (onde o consumo vem se popularizando cada vez mais) e afirma que é nesse contexto de mudança de plataformas e estruturas que se constitui um campo fértil para o desenvolvimento de novas formas de se pensar a publicidade. Portanto o Mobile Marketing, se introduzido em um plano estratégico de comunicação, torna-se um meio de tonificar uma campanha publicitária fornecendo-lhe precisão e interatividade para veiculação de suas mensagens.

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