A Nova Plataforma Social de Obama « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais
Rss Feed
Tweeter button
Linkedin button
Flickr button
Newsvine button
Youtube button
 

A Nova Plataforma Social de Obama

Ontem, no dia 23 de maio, a campanha do democrata americano Barack Obama lançou uma nova plataforma social que tende a ser uma das principais ferramentas de sua campanha. Com foco total na mobilização e no engajamento de voluntários, a plataforma Dashboard, como está sendo chamada,  permite que os internautas se cadastrem a partir de uma conta de email e de um ZIP Code. Se preferir, pode usar sua conta no Facebook para o cadastro no site.

O usuário cadastrado ganha um perfil no site, muito similar àquele do próprio Facebook ou do Google Plus. É possível escolher uma foto para ser seu avatar, estabelecer outra imagem como foto de capa, além de escrever uma bio, que neste caso deve ser o porquê de você apoiar Barack Obama, e de estabelecer suas áreas de interesse.

dashboardCom base nos interesses declarados e no ZIP Code indicado no cadastro, a plataforma automaticamente te encaixa numa das equipes de voluntários de campanha. Cada equipe pode organizar eventos, além de cobrirem uma determinada área para realização de ligações, visitas de porta em porta, entre outras coisas. Para que cada usuário possa acompanhar seu desempenho, há uma tela em que é possível verificar o seu grau de engajamento.

Além das equipes, é possível criar e participar de grupos temáticos. São, realmente, fóruns de discussão em que qualquer um pode iniciar ou comentar um tópico. Interessante é que alguns desses grupos têm versões no Facebook e perfil no Twitter, o que reforça que a plataforma está intimamente integrada às redes sociais.

Outra ferramenta interessante é a de realizar ligações. As ligações não são feitas ao critério de cada usuário, pois os temas são decididos pela equipe de campanha, que apresenta ao voluntário a temática e a argumentação em seu favor. Agora, por exemplo, o tema a ser espalhado e defendido via telefone é como o programa de saúde defendido por Obama afetará positivamente as mulheres americanas. Na mesma linha, a plataforma indica o número de telefone de uma mulher americana de sua região e pede que você ligue para ela a fim de informar e convencer sobre a importância deste projeto. Para facilitar ainda mais o trabalho, o voluntário online vê em sua tela um roteiro para sua ligação, que já prevê o caso de a interlocutora ser pró-Obama ou pró-republicana, mostrando como proceder nestas diferentes circunstâncias.

roteiro

Como toda ação de engajamento, o espaço (ou a ferramenta) puro e simples apenas inicia os trabalhos, mas não assegura participação. Isso é visível no Dashboard, que, como foi lançado ontem, ainda agrega poucas pessoas, o que deixa uma sensação de que algo inacabado ou sem propósito. As coisas devem mudar com o tempo, mas o mais interessante é este foco na mobilização, usando plataformas online para propiciar ações offline. Não que isso nunca tenha acontecido antes, mas pelo sua profunda integração a outras ferramentas 2.0.

Abaixo o vídeo que apresenta a plataforma:

Related Posts with Thumbnails
  • email
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • Technorati
  • Tumblr
  • Yahoo! Bookmarks
  • Reddit
  • MySpace
 

Comentários

Nenhum comentário até agora.

  • Deixe seu comentário
     
    Your gravatar
    Seu nome