Monitoramento de candidatos à prefeitura de Recife « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais

Monitoramento de candidatos à prefeitura de Recife

Dando seguimento ao acompanhamento das campanhas eleitorais dos candidatos à prefeitura de algumas das principais capitais brasileiras em que o uso das ferramentas virtuais vem sendo utilizada como estratégia de comunicação de campanha, a equipe do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais divulga agora os números parciais do acompanhamento dos Twitters dos dois candidatos com maiores relevâncias políticas à prefeitura de Recife: Humberto Costa - candidato do PT que aparece em 1º lugar com 32% das intenções de voto, de acordo com a terceira pesquisa* do Ibope efetuada entre 13 e 15 de agosto; e Mendonça Filho – candidato do DEM que aponta 16% das intenções de voto, juntamente com Geraldo Julio do PSB, que entre a primeira e a terceira pesquisa teve crescimento de 11%.

Foram acompanhados os seguintes números: Número de Tweets Gerados, Número de Menções e Número de Novos Seguidores. Os dados são semanais, com início em 16 de julho e término em 27 de agosto. Confiram abaixo os gráficos construídos a partir dos números obtidos.

Número de Tweets Gerados

Os dados demonstram elevado número de tweets no início da campanha do candidato Humberto Costa, entretanto, a semana seguinte apresenta uma queda abrupta e nas demais semanas os números seguem com grandes oscilações. O candidato Mendonça Filho em geral mantém números mais equilibrados entre si e superiores aos do candidato concorrente analisado.

Número de Menções

O comparativo do gráfico anterior (Número de Tweets Gerados) com o gráfico acima (Número de Menções), nos permite observar que apesar do candidato Humberto Costa possuir menor volume de tweets, os números de menções ao seu perfil são superiores ao do candidato Mendonça Filho, numa discrepância de 23 menções entre os maiores números de cada um dos candidatos, o que pode significar, grosso modo, uma maior representatividade (sem, contudo, julgarmos se positiva ou negativa) do candidato petista na rede social analisada.

Número de Novos Seguidores

Para nenhum dos dois candidatos houve perda no número de seguidores total. Entretanto, a quantidade de novos seguidores de Mendonça Filho é ínfima em comparação a quantidade de novos seguidores de Humberto Costa em mesmo período de análise, tal como o número  total de seguidores até o dia 27 de agosto de 2012, em que  o Twitter de Humberto Costa aponta 8.211 e Mendonça Filho 3.278,  uma diferença em cerca de 150%, que afirma o quadro real de intenções de votos, conforme citado, situado em 32 e 16 % respectivamente.

*Margem de erro: 3 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.