Monitoramento de candidatos à prefeitura de Porto Alegre « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais

Monitoramento de candidatos à prefeitura de Porto Alegre

Com a mensuração de resultados do Twitter, é possível ver o seguimento que se darão as eleições em algumas capitais baianas, dessa forma o monitoramento feito no Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais traz mais uma cidade e seus candidatos para a mesa de julgamento que é o acompanhamento de seus passos no Twitter.

Os perfis analisados serão de Manuela D’Ávila e José Fortunati, candidatos à prefeitura de Porto Alegre com maior relevância regional para eleição.

De acordo com o gráfico abaixo, o volume gerado de tweets pelos dois candidatos tem uma diferença gritante, o que implica na quantidade de vezes que o mesmo aparece no feed do twitter de seus seguidores, de forma a fideliza-los por meio de quantidade de informação gerada e sempre estar presente para eles.

volumedetweets

Os dados demonstram que há uma tendência ao acompanhamento de perfis, ou seja, conforme um candidato posta, o outro segue o ritmo. Isso vai implicar diretamente também na quantidade de vezes que o candidato terá seus post retuitados, já que a probabilidade aumenta conforme a quantidade de posts gerados.

mencoes

Um número de alta relevância para o acompanhamento de como anda o engajamento dos seguidores é o volume de menções, como mostrado acima. De acordo com o gráfico, o candidato José Fortunati possui uma irregularidade grande, resultante de aparição em programas políticos, ou de algum fato externo à campanha que acontece no Twitter. Já Manuela vem tendo uma queda de menções, que se deve também devido à queda no volume de tweets gerados (pois menções também são contabilizadas em RT’s)

seguidores

A quantidade de seguidores por Fortunati também aparece com um pico, que se deveu a atuação na rede social analisada de forma mais enfática, ainda assim, Manuela D’Ávila segue ganhando seguidores no decorrer de toda sua campanha, mantendo uma estabilidade graças à fidelização daqueles que a seguem, que além disso estão engajados com sua proposta e agregam (pelos mais diversos meios proporcionados pela rede de conteúdo que é o Twitter) mais e mais seguidores ao perfil de candidata.