Monitoramento dos Candidatos a Prefeitura do Rio de Janeiro – Final « Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais
Rss Feed
Tweeter button
Linkedin button
Flickr button
Newsvine button
Youtube button
 

Monitoramento dos Candidatos a Prefeitura do Rio de Janeiro – Final

Encerrada as eleições municipais no Rio de Janeiro, que terminou no primeiro turno com vitória do candidato Eduardo Paes, apresentamos agora o resultado final, com os dados recolhido em todo o período de campanha, do monitoramento feito do Twitter dos candidatos Eduardo Paes e Marcelo Freixo.

O primeiro gráfico apresenta o volume de tweets escritos por cada candidato. Como pode-se observar, o candidato que escreveu a maior quantidade de tweets foi o candidato derrotado, Marcelo Freixo, porém esse número não seguiu uma linha crescente ou decrescente, apresentou dois picos no meio da campanha e depois teve uma queda. O candidato Eduardo Paes, no entanto, apresentou um gráfico decrescente.

volumede tweets

O próximo gráfico mostra o número de Retweets que cada candidato obteve. Mais uma vez, o candidato Marcelo Freixo apresentou um número superior, dessa vez com um gráfico crescente durante todo o período eleitoral, chegando ao pico no fim da campanha. Já o candidato Eduardo Paes, que possuiu um número muito menor de RT’s, apresentou um gráfico decrescente.

volume de rts

O gráfico seguinte apresenta o número de Menções no Twitter, e mais uma vez Marcelo Freixo estava a frente de Eduardo Paes, que apresentou um gráfico decrescente, enquanto Freixo conseguiu durante a campanha número altos de menções em alguns momentos, principalmente no fim do período de campanha eleitoral, onde atingiu o pico.

volume de menções

O último gráfico apresenta o monitoramento do número de novos seguidores que cada um obteve durante o período eleitoral. Neste gráfico os candidatos se equivaleram em diversos momentos até quase o final da campanha, estando os dois candidatos se alternando a cada semana em número de mais seguidores. Apenas na ultima semana de campanha que o candidato Marcelo Freixo deu um pulo nessa numeração, conseguindo um número de novos seguidores bem superior ao do adversário.

volume de novos seguidores

Fazendo um balanço geral da campanha como um todo, podemos perceber que o nível de envolvimento dos candidatos e dos eleitores através do Twitter não foi refletido nas urnas na cidade de Rio de Janeiro, já que na rede social o candidato Marcelo Freixo teve uma grande vantagem em relação ao candidato Eduardo Paes, mas acabou perdendo nas urnas logo no primeiro turno.

Related Posts with Thumbnails
  • email
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Digg
  • LinkedIn
  • Technorati
  • Tumblr
  • Yahoo! Bookmarks
  • Reddit
  • MySpace
 

Comentários: 1

Deixe seu comentário »

 
  • Deixe seu comentário
     
    Your gravatar
    Seu nome